sábado, 1 de agosto de 2009

Copa do Mundo terá as licenças ambientais concedidas pelo Idema

Blog do Diógenes

diogenes@blogdodiogenes.com.br

Enviado em 02 de junho de 2009, às 16h45min



Copa do Mundo terá as licenças ambientais concedidas pelo Idema

Fotos: Gabriela Duarte

“É preciso que a sociedade se agregue para melhorar o desenvolvimento sustentável".

O projeto de Natal como sede da Copa do Mundo de 2014 está baseado na construção de um Complexo denominado Arena das Dunas. Para explicar sobre as licenças ambientais, o atual presidente do Idema, Marcos Aurélio, contou em entrevista ao Jornal 96 da 96FM, na manhã desta terça-feira (2) como irá funcionar.

“A construção do Complexo se trata de criar algo artificial, como o lago no meio da estrutura, mas a princípio, ele não seria um fator de agravamento ambiental”, justifica. Ele lembra que será feito um estudo de impacto no trânsito e de acessibilidade.

O atual presidente do Idema assumiu a presidência recentemente e pretende mudar a administração. “Nova gestão será focada numa nova administração, com novas visões partindo para municipalização das ações ambientais”, diz.

A participação da sociedade também foi destacada. “É preciso que a sociedade se agregue para melhorar o desenvolvimento sustentável. Estamos com a população crescente, com demanda para novos produtos, serviços e ampliação das fronteiras agrícolas”, afirma Marcos Aurélio.





Outro ponto abordado durante a entrevista foram as mudanças climáticas como fator que determina uma nova realidade cíclica. “Se tivéssemos rios dessassoreados, com leitos profundos, sem a degradação da mata ciliar, dos rios e lagos, as chuva não resultariam no problema das enchentes”, conta.

No Rio Grande do Norte a discussão sobre as licenças ambientais para grandes grupos imobiliários sempre causa polemica. Para solucionar, as empresas irão se integrar a projetos de desenvolvimento sustentável. “Eles pretendem construir empreendimentos na praia de Jacumã e no litoral. Então, vão participar da preservação ambiental da área”, explica.

A empresa Estivas, que explora 320 hectares de área, também vai contribuir para o desenvolvimento sustentável. “No ato da assinatura da renovação da licença, a usina acatou a exigência de preservar 30% ao longo de todos os rios, num recuo lateral”. Por exemplo, a cada 100 metros de exploração, tem que 30 metros tem que ser preservado para que ao retirar a cana de açúcar das reservas hídricas, ocorra o replantio das matas ciliares.




A situação do rio Potengi também foi comentada por Marcos Aurélio. “O rio tem monitoramento permanentemente no sentido que ele melhore, com micro bacias bem controladas”, diz. Para isso, estão sendo criadas comissões de controle das bacias nos municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal, por onde o rio passa.

O Idema também lembrou do disk denúncia que funciona pelo (0800 281 1975), Alô Idema para solicitar informações que sejam pertinentes ao órgão e denúncias da população.

Semana do Meio Ambiente
O Idema está desenvolvendo uma gama de ações durante a Semana do Meio Ambiente. “O bosque dos namorados que sofreu uma renovação satisfatória, queremos reformando, novo auditório, vamos retirar o muro substituindo por área com calçadão, lojas e espaço digno para crianças e pessoas da boa idade desfrutarem”, afirma.

A programação da Semana conta com apresentações de teatro com os palhaços espaguete e ferrugem, bandas do Exército, Marinha, Polícia, oficinas de pintura,
passeio de trilhas e fechamento com o Som da Mata, no domingo.

Durante a Semana, o Idema promove ainda blitz ecológicas, passeios diários no barco escola, com capacidade de transportar 60 pessoas.
http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/files/files_16274_20090218101409a0ab.jpg
Confira abaixo a entrevista completa concedida ao
Jornal 96 desta terça-feira (2).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |